12 de mar. de 2015

Montanhas-Russas: um pouco de adrenalina

A-d-o-r-o montanha-russa! Numa única tarde, fui 7 vezes seguidas na Hulk, do Islands of Adventure.... E quanto mais radical, melhor. Se você é como eu, aproveite essa listagem de montanhas-russas dos parques de Orlando - não vamos listar atrações radicais, só montanhas-russas, ok?

Space Mountain
Fica na Tomorrowland do Magic Kingdom - é toda no escuro e sem inversões. Aliás, com exceção da montanha-russa do Aerosmith, as montanhas dos parques da Disney costumam ser mais tranquilas - ideal para a família. A ambientação é de uma simulação de um lançamento de uma nave pelo espaço.
Nessa, a altura mínima é 113 centímetros. Numa escala de 1 a 10 de adrenalina, daria uns 5 (só por ser no escuro...). FP+ disponível.

Big Thunder Mountain Railroad
Essa fica na Frontierland, no Magic Kingdom. É um trem de uma mina - sem inversões - para cima, para baixo, para um lado, para outro... básica. Como a altura mínima é de 102 centímetros, dá para imaginar que é uma montanha russa ideal para crianças - minha filha adora!
O cuidado na ambientação e decoração é ímpar - até o cheiro é de uma mina! Na fila, tem algum entretenimento interativo. FP+ disponível. Leva uns 5 também na escala de adrenalina.

Seven Dwarfs Mine Train
Mais nova tração do Magic Kingdom, na New Fantasyland, é o trenzinho da mina dos 7 Anões. Já vale pela decoração e proposta! Altura mínima de 97 centímetros, essa montanha-russa definitivamente é para crianças. No meio, tem uma parte mais tranquilinha, com os Animatronics (bonecos animados) dos 7 anões e muito brilho.
Longe de ser radical (uns 4 na minha escala), é ideal para uma aventura em família. FP+ disponível e mega disputado.

Expedition Everest - Legend of the Forbidden Mountain
Fica na área da Äsia, no Animal Kingdom. A altura mínima requerida é de 113 centímetros e também não tem inversões - só um pedacinho que anda de costas, mas sem sustos. A história mostra os perigos escondidos numa montanha proibida no Himalaia.
O grande destaque dessa montanha-russa é o extremo cuidado com que foi construída. Todos os detalhes, mesmo o menores, deveriam ser fiéis com a montanha e a cultura do povo himalaio - e foi. Equipes de Imageneers (os responsáveis pelo planejamento das atrações na Disney) foram ao Nepal e trouxeram itens e informações valiosas para a construção dessa experiência. Cuidados com os trens, a sonorização da viagem, a construção do Yeti - tudo foi pensado. Aqui tem um link com o programa exibido no Discovery Channel (em inglês) sobre o passo a passo do planejamento e construção dessa atração.
Na escala, essa vale um 6.
Mas não deixem de ir e prestar muita atenção - até a fila é divertida!

Rock 'n' Roller Coaster Starring Aerosmith
Essa fica num prédio fechado, localizado na área Sunset Boulevard do Hollywwod Studios, com looping e inversões, toda no escuro. Vai de 0 a 90 km/h em 2,8 segundos e a velocidade média é de 100 km/h. A história gira em torno de um passeio de limosine com o Aerosmith pelas ruas de Los Angeles, com trilha sonora da banda.
A altura mínima é de 122 cm. Na escala da adrenalina, seria um 7. A fila costuma ser longa mas com o FP+, a espera é bem menor.

The Incredible Hulk Coaster
Essa é uma das minhas preferidas. Fica na Marvel Super Hero Island, no Island of Adventure. É extremamente radical, partindo de 0 a 65 km/h em 2 segundos a 45 metros de altura, quando você é catapultado para 3 inversões.
Logo na entrada, você tem a fila regular e a Single Rider, ideal para quem está sozinho - os assentos vazios são preenchidos conforme disponibilidade. Se você está em grupo, não espere utilizar essa fila e ir junto na mesma viagem.
Na fila regular, em determinado ponto, você deve escolher entre a primeira fila (a espera é grande mas super vale a pena!) e as demais fileiras. Evite ir logo quando chegar ao parque pois a fila costuma ser bem  maior. O serviço de Express está disponível (mediante pagamento adicional) para essa atração. Na escala de adrenalina, eu daria um 9.
Altura mínima: 137 cm.

Dragon Challenge
Na verdade, são 2 montanhas russas! Ficam na área do Harry Potter no Islands of Adventure. Você vai entrar numa fila única (atente para a sala das varinhas...) e só no final escolherá qual montanha-russa você irá: Chinese Fireball (vermelha) ou Hungarian Horntail (azul). As duas têm 5 inversões e são suspensas por cima (você fica com os pés balançando!) mas a vermelha é bem mais veloz. Se você deseja ir na primeira fila, basta avisar os funcionários - a fila é maior, mas a aventura também! Se você estiver de chinelo, recomendamos que você os tire e sente sobre eles - não corre o risco de voarem.
Recomendo sair de uma e já entrar na fila para a outra! O serviço de fura-filas está disponível.
Existem armários para guardar mochilas. A altura mínima é de 137 cm.
As duas merecem um 8 na escala.

Hollywood Rip Ride Rockit
Fica na área Production Central da Universal Orlando, ao lado do Despicable Me. Ao entrar no trem, você pode escolher a trilha sonora de sua aventura.
De cara, você sobe a 90 graus uma torre de 51 metros! E depois, tem uma série de loppings, a uma velocidade de 105 km/h nos 1.200 metros da atração.
É uma atração bem disputada, portanto espere filas longas - entretanto, você tem a opção do Express. Não sou pessoalmente fã dessa montanha-russa, mas vale um 8 só pela subida.
Altura mínima: 130 cm

Revenge of the Mummy
Fica na Universal Orlando, na área New York. É toda no escuro e não tem inversões ou loopings - só um pedaço de costas, bem tranquilo. Você precisa escapar da Múmia - na segurança de seu assento.
Tem quem ame, tem que não veja nada demais. Vale a experiência.
As filas costumam ser grandes - mas, devidamente climatizadas, ajudam na espera. Ou então, se você tiver um Express Plus, ajuda muito.
Daria um 6 na escala.
Altura mínima: 122 cm

Cheetah Hunt
Essa fica no Busch Gardens Tampa, entre Egito e Marrocos. A viagem simula a corrida de um guepardo nas savanas africanas, como se tivesse atrás de uma presa.
Tem 1 inversão. Não tente levantar os braços pois há grande chances de você sair roxo. Disputada, você tem a opção do Quick Queue com um valor adicional.
A altura mínima requerida é de 122 cm e vale um 8 pela proposta.

Kumba
Adoro! Fica na área do Congo no Busch Gardens Tampa. Inaugurada em 1993, é uma montanha-russa clássica: tem 7 inversões e é uma delícia.
A fila não costuma ser muito grande, mas você tem a opção do Quick Queue.
A altura mínima é de 137 cm e merece um 8 na nossa escala.
Não perca!

Montu
Fica no Busch Gardens Tampa, na área do Egito. Suspensa por cima, tem 7 inversões é e muito boa!
A altura mínima é de 137 cm e vale um 8 também.
Também tem disponível o sistema de Quick Queue mas as filas não são muito cheias.
Vale a experiência dos pés balançando! Como no topo ela sai para o lado, vc não tem a sensação de caída, que para alguns pode ser bem interessante.

Scorpion
Fica na área de Nairobi, no Busch Gardens Tampa. Ideal para a iniciação no mundo das montanhas-russas radicais. Com altura mínima requerida de 107 cm, você verá muitas crianças na atração. Tem somente 1 inversão e é super tranquila. As filas costumam ser rápidas.
Vale um 6.
(Para quem se recorda do Play Center em São Paulo nos anos 80, aqui era conhecida como Looping.)

SheiKra
Quesito adrenalina: 10, nota 10, com louvor!
Fica na área de Stanleyville no Busch Gardens Tampa. Tem somente 1 inversão mas as quedas em 90 graus valem a emoção da viagem. Quando o carrinho dá aquela paradinha por alguns segundos,  no topo da primeira queda de 61 metros, dá para ouvir seu coração batendo. Imperdível!
É bastante disputada mas oferece o sistema Quick Queue.
Altura mínima: 137 cm

Kraken
Fica no Sea World e é maravilhosa de boa!
Com 7 inversões e queda de 44 metros, a viagem é cheia de emoção!
A fila é disputada na alta temporada mas o parque oferece o sistema de Quick Queue para a atração.
Vale um 8 e vale o passeio.
Altura mínima: 137 cm

Manta
Também fica do Sea World de Orlando e é fantástica. Vale um 10, com certeza!
A cadeira levanta a parte inferior na hora da saída e você fica invertido, olhando para o chão. Só por isso, já vale a experiência.
Tem 4 inversões e uma queda de 34 metros.
Disputadíssima, oferece o sistema de Quick Queue.
Altura mínima: 137 cm


Resumindo: vá em todas! Para quem curte montanhas-russas, os parques da Flórida são um prato cheio.
Para facilitar, seguem os requisitos de altura mínima:

  97 cm: Seven Dwarfs (Magic Kingdom)
102 cm: Big Thunder (Magic Kingdom)
107 cm: Scorpion (Busch Gardens)
113 cm: Space Mountain (Magic Kingdom) e Expedition Everest (Animal Kingdom)
122 cm: Aerosmith (Hollywood Studios), Mummy (Universal) e Chettah Hunt (Busch Gardens)
130 cm: Rockit (Universal)
137 cm: Hulk e Dragon Challenge (Islands of Adventure), Sheikra, Kumba e Montu (Busch Gardens), Manta e Kraken (Sea World)

Levando em conta somente o quesito adrenalina, segue nossa avaliação (totalmente pessoal, vamos deixar claro....):
Nota 10: Sheikra (Busch Gardens) e Manta (Sea World)
Nota 9: Hulk (Islands of Adventure)
Nota 8: Kraken (Sea World), Chettah Hunt, Kumba e Montu (Busch Gardens), Dragon Challenge (Islands of Adventure), Rockit (Universal)
Nota 7: Aerosmith (Hollywood Studios)
Nota 6: Expedition Everest (Animal Kingdom), Mummy (Universal), Scorpion (Busch Gardens)
Nota 5: Space Mountain e Big Thunder (Magic Kingdom)
Nota 4: Seven Dwarfs (Magic Kingdom)

Primeira fila, mãos para cima!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...