14 de jan. de 2015

Utilidors

Chateado em ver um coubói cruzando a Disneyland a caminho de seu posto de trabalho, Disney acreditou que deveria haver uma forma melhor de fazer aquilo. Quando da construção de seu primeiro parque na Flórida, a solução foi a construção de túneis de serviço subterrâneos - os utilidors.

O maior tem 1,6 km e liga a Main Street à Fantasyland - e além.  São 28 escadas e saídas que conectam a superfície ao subsolo. E certamente você passará despercebido na maioria delas. Estão camufladas e imperceptíveis - tudo para que a magia não acabe.

Por esses túneis, todos os serviços básicos e de infra- estrutura/manutenção acontecem: coleta de lixo, reposição de estoques em lojas, abastecimento de bebidas e comidas, trânsito de fantasias e centenas de funcionários diariamente. Por isso, você naõ vê caminhões coletando o lixo nem o encanador com sua mala de reparos atravessando o parque.
Entretanto, por questões de custo, esse é o único parque que dispõe desse sistema.
É proibida a visita de menores de 16 anos aos túneis - questão de magia.... Depois eu conto como é possível visitar os bastidores do Magic Kingdom.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...